Certificado digital se populariza

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), no ano de 2020 houve um aumento de 52,9% em relação a 2019

Com a chegada da pandemia e a necessidade do distanciamento social, as ferramentas tecnológicas ganharam ainda mais espaço e uma delas foi o Certificado Digital. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação, houve um aumento de 52,9% em 2020, quando comparado ao ano anterior. Ou seja, o uso do certificado digital dobrou durante a pandemia.

Ainda segundo o ITI, são mais de 10 milhões de Certificados Digitais ativos no Brasil. Desses, 5,2 milhões são de pessoas jurídicas e 4,8 milhões de pessoas física. A expectativa é a de que em 2022 existam cerca de 40 milhões de certificados no país.

O Certificado Digital funciona como uma assinatura, garantindo a autenticidade das transações online. Para isso, a tecnologia utiliza criptografia de dados, de modo que as informações produzidas em meio eletrônico ficam protegidas. O Certificado Digital permite que pessoas físicas e jurídicas possuam uma espécie de identidade no ambiente virtual, dispensando reconhecimento de firma e a autenticação da assinatura de próprio punho. Hoje, a assinatura digital só não é aceita em quatro situações: registros de nascimento, certidão de óbito, escritura de compra e venda de imóvel, e em registro de imóveis.

Entre os principais profissionais que têm o Certificado Digital como aliado estão médicos, contadores e advogados. Uma das principais vantagens do uso da ferramenta nos três casos é a rapidez, já que há a desburocratização e uma maior eficiência dos processos.

Precisa saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo telefone (27) 3026-5879, pelo WhatsApp (27) 9 9614-5151 ou pelo e-mail comercial@empresariocapixaba.com.br.

ACE

  • Abertos: 8:00h às 18:00h

    E-mail: comercial@empresariocapixaba.com.br

ENTIDADES VINCULADAS